Tragédia no Brasil domina discursos de abertura do Lide em Nova York

Nova York – A tragédia enfrentada pelo Rio Grande do Sul após temporais e enchentes históricas dominou os discursos de abertura do Lide Brazil Investment Forum, realizado em Nova York, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (14/5).

Assista o evento ao vivo:

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), enviou um vídeo para o Lide no qual disse que o estado vive “a maior tragédia climática de nossa história”, mas que a corrente de solidariedade nacional e internacional tem dado esperança ao povo gaúcho. O tucano havia confirmado presença no evento antes de a água devastar a unidade da Federação e cancelou a ida a Nova York em função da crise humanitária.

“A perda de vidas humanas, a destruição de cidades em extensão gigantesca – da região central, dos vales, da serra gaúcha, da região metropolitana e da região sul do estado – traz dor imensa aos gaúchos. Ao mesmo tempo, a enorme corrente de solidariedade que tem se formado no Brasil, e mesmo no mundo, aquece o coração e anima os gaúchos em relação ao futuro, para poder suportar as dores do presente com a confiança de que vamos sair mais fortes deste momento”, declarou Leite.

Fundador e co-chairman do Lide, João Doria, afirmou que os empresários devem demonstrar, na prática, solidariedade e ajuda ao RS. Após a apresentação do vídeo de Eduardo Leite, o ex-governador de São Paulo pediu aos participantes do evento que fizessem Pix ou doação de itens como roupa de cama, cobertores e água potável à população do estado.

“Não vamos fazer um minuto de silêncio, vamos fazer minuto de solidariedade. Peguem os celulares e fotografem os dois QR Codes [em exibição], em demonstração de solidariedade, para ajudar como puderem. Estes são o Pix do SOS Rio Grande do Sul e o QR Code para doações não financeiras”, apresentou. “São brasileiros que sofrem e precisam de nossa ajuda. Façam suas doações. Esse é o gesto bonito, a atitude solidária do setor produtivo do Brasil, que todos devemos aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul.”

Assista:

Chairman do Lide, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Fular destacou a “enorme solidariedade” dos brasileiros com os gaúchos. “Em toda essa tristeza – sou catarinense, vizinho do Rio Grande do Sul –, vejo que há um movimento fantástico de apoio, de estados que têm mandado equipes, e das pessoas também”, enfatizou.

O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) sugeriu a criação de órgãos de nível federal, estadual e municipal, especializados na prevenção de tragédias climáticas como a enfrentada atualmente pelo Rio Grande do Sul.

“É preciso haver organismos – nacional, estaduais e, quem sabe, municipais – que cuidem não apenas do auxílio posterior, mas compostos por técnicos especializados que se dediquem a levantar, em todo o Brasil, eventuais possibilidades de incidentes climáticos e [para], exata e precisamente por levantamento técnico, fazer a prevenção”, afirmou Temer.

Solidariedade

O CEO da Arezzo&Co, Alexandre Birman, disse que o movimento Próximos Passos arrecadou, durante o lançamento, na noite dessa segunda-feira (13/5), R$ 10 milhões, que serão usados para recuperação do setor de calçados do Rio Grande do Sul. O ramo do estado representa 24% da produção de todo o país, segundo ele.

Durante o jantar de anúncio da campanha, Birman ganhou o prêmio de Person of the Year 2024, da Câmara de Comércio Brasil-EUA.

“O calçado brasileiro é conhecido globalmente. São 125 mil empregos diretos e, por meio da Abicalçados [Associação Brasileira das Indústrias de Calçados], lançamos ontem [segunda-feira] o movimento Próximos Passos. No jantar em que tive oportunidade de lançar esse movimento, iniciamos batendo a meta, que era reverter R$ 10 milhões para a Abicalçados. Uma meta batida é a base para a próxima meta”, enfatizou.

A presidente do Lide Nova York, Fernanda Baggio, anunciou que toda a receita de ações e eventos promovidos pela entidade será revertida em doações para a recuperação do RS.

“Agora, mais do que nunca – como brasileira, gaúcha e [presidente do] Lide Nova York –, minha missão é ajudar o Brasil a reconstruir o Rio Grande do Sul. Portanto, todas as ações e os eventos promovidos pelo Lide Nova York em 2024 serão em prol do estado e revertidos como doações para recuperação dele”, disse.

Participam do Lide Brazil Investment Forum, em Nova York, nove governadores, 10 senadores, 16 deputados federais e 306 empresários e investidores do Brasil e dos Estados Unidos. Autoridades como o governador do Rio Grande do Sul, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ministros do governo federal não puderam comparecer em função da tragédia climática.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.