Moradores do RS recebem ajuda de voluntários após recusarem a sair de casa


Cenas de pessoas ilhadas em suas casas e recebendo ajuda de voluntários são comuns pela Região Metropolitana de Porto Alegre em meio aos temporais que atingem o estado. Pessoas ilhadas recebem ajuda de volutários
Reprodução/ RBS TV
A cena de pessoas ilhadas em suas casas e recebendo ajuda de voluntários é comum pela Região Metropolitana de Porto Alegre, em meio aos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com o relatório atualizado nesta terça-feira (14) pela Defesa Civil, 615 mil pessoas foram atingidas. São 538,2 mil gaúchos desalojados (em casas de amigos ou parentes) e outros 77,4 mil em abrigos.
No entanto, algumas pessoas optaram por permanecer em suas residências, mesmo com os avisos de alerta de evacuação e com áreas já alagadas pelas chuvas.
Número de moradores fora de casa após temporais no RS é superior à população de oito capitais no Brasil
Na Zona Norte da Capital, a reportagem da TV Globo conversou com um morador na sacada de casa esperando ajuda de voluntários que trazem mantimentos. Há 10 dias sem água e sem luz, o homem que escolheu não abandonar a residência espera ansiosamente pela visita.
Voluntários levam mantimentos para pessoas ilhadas no RS
Reprodução/ RBS TV
Na sacola içada pelos voluntários vão coisas básicas como comida, água, kit de higiene e remédios.
“Se não fosse esses voluntários trazendo esses mantimentos, seria complicado”, diz morador.
Um voluntário que atua na região comentou que nos primeiros dias dos temporais os trabalhos de resgates eram mais intensos. “Hoje já está sendo um trabalho mais de levar mantimentos”.
O Policial Rodoviário Federal Henrique Camarinha também fez um alerta para outro morador sobre o nível da água. “Está cada vez mais crítico. Daqui a pouco vai chegar num nível que nem a gente vai conseguir ajudar”.
Policial alerta morador sobre o nível do rio
Reprodução/ RBS TV
O Rio Grande do Sul já confirmou 147 vítimas dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. O boletim da Defesa Civil ainda contabiliza 127 desaparecidos e 806 feridos.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.