Educação e saúde dominam debate de candidatos à Prefeitura de Pelotas


Participaram do debate, nesta sexta-feira (25), os candidatos Marroni (PT) e Marciano Perondi (PL). Debate em Pelotas: Marciano Perondi (PL) e Fernando Marroni (PT)
Renan Santos/RBS TV
Os candidatos à Prefeitura de Pelotas participaram, na noite desta sexta-feira (25), do último debate antes do segundo turno, promovido pela RBS TV. O encontro, exibido a partir das 22h, foi mediado pela jornalista Luiza La Rocca e também foi transmitido pelo g1.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Acompanhe a cobertura completa das eleições no RS
Participaram do programa os candidatos Marroni (PT) e Marciano Perondi (PL).
O debate foi dividido da seguinte forma:
1º e 3º blocos: perguntas com tema livre
2º e 4º blocos: perguntas com temas determinados
4º bloco: considerações finais
1º bloco
No primeiro bloco, cada candidato teve 10 minutos para se manifestar, administrando o tempo de preferência. Marroni (PT) foi o primeiro a falar, questionando o adversário sobre propostas na área da saúde.
“Temos que acabar com as filas de exames e cirurgias. Hoje tem muitas pessoas tentando e não conseguem acesso. Muitas pessoas acabam morrendo na fila e inadmissível (…) preciamos melhorar o atendimento no postinho, mudar essa realidade”, respondeu Marciano Perondi (PL).
Na sequência, o candidato do PT apontou que, se eleito, pretende ampliar a estrutura da rede de saúde.
“Só temos uma UPA, do Areal. Precisamos de mais duas e vamos construir uma na Zona Norte e uma no Fragata. Também precisamos equipar o Hospital de Pronto-Socorro para que ele possa entrar em funcionamento”, afirmou.
2º bloco
No segundo bloco, ambos candidatos escolheram um tema entre os seis propostos pela RBS TV. Cada candidato teve 5 minutos para debater o assunto escolhido.
Educação foi a temática escolhida por Marroni (PT). Ele perguntou a Marciano Perondi (PL) sobre projetos para solucionar questões como a falta de vagas nas escolas. Em resposta, o candidato do PL citou propostas como a reforma de escolas de educação infantil, estruturação de planos de carreira para professores e medidas de segurança.
“Temos que contratar vagas na iniciativa privada, porque as mães precisam trabalhar. Vamos fazer escolas de turno integral terminando às 18h e não às 16h como é hoje. Precisamos valorizar os professores, melhorar a vida dos professores”, citou.
Marroni (PT) também expôs suas propostas:
“A partir de janeiro, nenhuma criança ficará longe da escola. Precisamos construir 12 escolas de educação infantil, que vamos fazer, e contratar os professores. Vamos trazer a escola em tempo integral, para que as mães possam trabalhar sabendo que as crianças estão bem cuidadas”.
3º bloco
No terceiro bloco, os candidatos voltaram a ter 10 minutos para se manifestarem sobre tema livre.
4º bloco
No quarto e último bloco, os dois candidatos voltaram a discutir entre si um tema escolhido.
Considerações finais
Também no último bloco, cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais. A ordem de fala foi sorteada anteriormente.
Essa reportagem está em atualização.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.