Estudante diabético expulso do Enem após alarme de insulina tocar

Um estudante de 17 anos, que prestava o Enem em Sobradinho, no Vale do Rio Pardo, foi desclassificado no primeiro dia de prova após o alarme do seu celular tocar para lembrá-lo da aplicação de insulina. Mesmo com a autorização prévia do Inep para o uso de dispositivos eletrônicos para controle de glicose, o jovem foi removido da sala. Ele relatou o constrangimento de ser expulso e destacou o impacto emocional que o episódio causou, afirmando sentir-se limitado pela sua condição.

O pai do estudante, Rudnei Augusto Freitas Noro, descreveu a situação como um “tapa na cara” da família, especialmente durante o mês de conscientização sobre o diabetes. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) se posicionou ao lado da família e vai apoiar o recurso para a reaplicação da prova, marcada para 10 e 11 de dezembro, caso aprovada pelo Inep. A Seduc também orientou o jovem a comparecer ao segundo dia do Enem e solicitar uma sala especial.

Em nota, o Inep declarou que participantes que enfrentaram problemas de aplicação podem pedir a reaplicação do exame em dezembro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.