Os preferidos da direita para o governo do estado em 2026

Como regra geral na política brasileira, as eleições municipais são vistas como um termômetro para avaliar a situação eleitoral do país. Dito isso, o recente pleito mal acabou e já podemos tirar algumas conclusões. Uma delas é que a direita possui nomes muito fortes para concorrer ao Palácio Piratini em 2026. Alguns deles se destacaram principalmente neste ano. Não apenas durante as eleições, mas também durante a crise causada pelas enchentes. 

O primeiro nome, e talvez o mais óbvio, é o do Tenente-Coronel Zucco (PL), que teve um papel importante no cenário eleitoral deste ano. Além disso, o deputado é um dos favoritos do ex-presidente da República Jair Bolsonaro e um dos principais candidatos no RS que representam a ala bolsonarista. O segundo nome se trata do também deputado Capitão Martim (Republicanos), que ganhou destaque durante a crise das enchentes, atuando na linha de frente dos resgates. Além disso, seus projetos de lei envolvendo prevenção contra futuras crises do tipo têm movimentado políticos e eleitores. Logo, não seria surpresa se ele se apresentasse como uma alternativa na direita.

O deputado Guilherme Pasin também pode ser uma alternativa na corrida pelo Piratini em 2026 representando pautas de direita. Por fim, um outro nome a ser considerado dentro do espectro direitista seria o ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. O que ambos têm em comum seriam as propostas vinculadas à reconstrução do RS após as enchentes, o que tem sido de grande destaque. Porém, os dois parecem perder protagonismo quando comparado com os dois principais nomes citados antes, apesar de serem nomes a serem considerados caso surja algum percalço ou mudança estratégica no plano de ambos.

Ainda é cedo para saber se estes vão ser os nomes que irão entrar em evidência durante o pleito. Contudo, olhando a situação política do RS tal como ela está hoje, estes seriam os quatro principais nomes da direita. Resta aguardar se algum outro nome irá surgir nesse meio tempo, mas não existem indícios para isso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.