Frente fria provoca instabilidades no RS nesta terça

Vista da avenida Edvaldo Pereira Paiva molhada após chuva com carros, árvores ao lado e céu nublado.
Crédito: Maria Ana Krack / PMPA

A atuação de uma frente fria deve provocar chuva, conforme a previsão do tempo para o Rio Grande do Sul. Um alerta de tempestade segue vigente para grande parte do território gaúcho até o meio-dia desta terça-feira (26) devido às instabilidades. Apesar disso, dia terá calor e abafamento.

A previsão aponta que a frente fria avança lentamente pelo Estado, provocando pancadas de chuva em grande parte das cidades gaúchas. Apesar disso, as instabilidades devem atuar de forma muito desorganizada. A previsão não indica chuva entre as regiões Noroeste, Norte e parte da região Central.

A chuva começa ainda na madrugada entre a Fronteira Oeste e Campanha. Depois, no fim da manhã, há previsão de pancadas isoladas entre essas duas regiões, a região Sul, a Costa Doce e a região metropolitana. No início da tarde, também chove na região Central e dos Vales. E, no fim da tarde, as precipitações alcaçam a Serra e o Litoral Norte.

Frente fria traz pouco volume de chuva

Entre a Fronteira Oeste e Campanha, as precipitações variam entre 20 a 40 mm (milímetros) de precipitação. Alguns modelos meteorológicos colocam até 60 mm de chuva por causa das instabilidades associadas à frente fria.

Entre a Costa Doce, região Central, Vales, metropolitana, Serra e Litoral Norte, as precipitações serão bem menores. Variam entre 5 a 20 mm, onde chover.

Terça-feira de calor e abafamento

As temperaturas, no entanto, seguem elevadas em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Na madrugada, mínimas entre 17°C em Vacaria, 19°C em Bagé, 21°C em Santa Maria, 23°C em Porto Alegre, 25°C em São Borja.

No período da tarde, faz 34°C em Três Passos e São Luiz Gonzaga, 33°C em Itaqui e Ibirubá e 30°C em Porto Alegre e Triunfo. Na Metade Sul, o calor é menor: 26°C em Uruguaiana e Bagé e 25°C em Piratini.

O post Frente fria provoca instabilidades no RS nesta terça apareceu primeiro em Agora RS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.