Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão (RS) inaugura espaço Enid Backes

Neste sábado (7), às 16h30, o Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão (RS), vai inaugurar o espaço em homenagem a Enid Backes. Para quem quiser participar, a saída do ônibus será às 14h30 no Espaço Amelie (Rua Vieira de Castro, 439, Santana, Porto Alegre, RS). O evento é gratuito e aberto ao público.

Enid Backes, socióloga que faleceu em 22 de agosto do ano passado, é a homenageada do Assentamento na inauguração do seu novo espaço. Precursora do movimento feminista no Rio Grande do Sul (RS), tendo participado das lutas pela redemocratização do país, pela anistia, e de trabalhadoras e trabalhadores ligados a sindicatos.

Em 1982, foi candidata a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), partido do qual é uma das fundadoras. Pela sua atuação como precursora do movimento feminista no RS, ainda nos anos 1970, foi escolhida por Tarso Genro – à época, prefeito de Porto Alegre – para liderar a primeira Coordenadoria Municipal da Mulher no Estado.

 

Assentamento Filhos de Sepé 

O Assentamento Filhos de Sepé teve início em dezembro de 1998. As famílias sem terra que iniciaram o assentamento já estavam acampadas em beiras de estrada fazia dois anos. Logo que chegaram iniciaram a produção de arroz sem nenhum tipo de agrotóxico. Os pioneiros desenvolveram um método próprio de cultivo e disputaram espaço com o agronegócio e seu jeito de plantar. 

Atualmente o assentamento é onde está metade da área plantada de arroz agroecológico no estado. Também construíram uma fábrica de bioinsumos e a implementaram um processo de certificação orgânica participativa. São mais de 50 famílias que há quase três décadas se dedicam à agroecologia e a produção de alimentos orgânicos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.