Centro de Tradições Gaúchas no Acre faz feijoada solidária para arrecadar doações a vítimas de enchente no RS


Evento acontece neste domingo (19), no Prédio da Sociedade Civil, em Rio Branco. Doações servirão como ingresso para consumir a feijoada. Feijoada tem como objetivo arrecadar doações
Divulgação/ilustração
Participantes do Centro de Tradições Gaúchas no Acre preparam uma feijoada solidária, no próximo domingo (19), para arrecadar doações às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul (RS). O ingresso para participar do evento será adquirido ao doar roupas, alimentos não perecíveis, água portável e materiais de higiene.
Em prol de arrecadar recursos para ajudar as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul, gaúchos que moram no Acre se mobilizam para ajudar os conterrâneos e realizam uma feijoada beneficente neste domingo (19), no Centro de Tradições Gaúcha do Acre Cel. Plácido de Castro (CGT), no Segundo Distrito de Rio Branco.
Ao todo, já são mais de 150 mortos devido aos temporais e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e a primeira quinzena de maio. Conforme o relatório da Defesa Civil divulgado na tarde desta quinta-feira (16), 98 pessoas estão desaparecidas.
LEIA MAIS:
Veja pontos de coleta no Acre e saiba o que doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Centro de Tradições Gaúchas no Acre arrecada doações para enviar ao Rio Grande do Sul
A feijoada será servida no prédio do Centro, que fica na Rua Hermínio de Melo, bairro Vila da Amizade. Com início às 12h, o encontro tem como principal objetivo ajudar o máximo de pessoas, já que os gaúchos que vivem no estado já haviam iniciado uma campanha de arrecadação no último dia 13, com o foco nas doações de agasalhos, roupas, águas e alimentos.
De acordo com Mario Gaúcho, um dos organizadores, a intenção é recolher o máximo de doações possíveis. As doações servirão como ingresso para consumir a feijoada. Já as bebidas, caso sejam de interesse das pessoas, estarão disponíveis para venda.
“Quatro, cinco peças, quanto puder, porque tem que ser de acordo com a condição da pessoa também. A intenção é ajudar o máximo possível. Quanto mais doações melhor para os nossos irmãos lá do Rio Grande do Sul”, complementou.
A campanha já lançada anteriormente: ‘SOS Pelo Rio Grande do Sul’ é feita em parceria com a Polícia Rodoviária (PRF-AC), a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Sest-Senat e uma rádio local.
O que doar (por ordem de prioridade):
Água potável e itens da cesta básica (verifique a validade de todos os itens e não doe se estiverem vencidos ou perto do vencimento)
Fraldas (geriátricas e infantis)
Itens de higiene pessoal (escova de dente, creme dental, sabonete, absorventes, papel higiênico)
Itens de limpeza (secos como: sabão em barra, sacos de lixo, panos de limpeza, luvas, escova de limpeza e esponjas)
Doações são separadas para enviar para o Rio Grande do Sul
Arquivo pessoal
Mobilização no Acre
No último dia 9, o Serviço Social da Indústria no Acre (Sesi), a Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) enviaram doações de 23 toneladas de alimentos, 9 toneladas de material de limpeza, 50 geladeiras, 50 fogões e 254 colchões para os atingidos pelas inundações no Rio Grande do Sul, no sul do país.
Em Cruzeiro do Sul, a Associação Comercial da cidade (Acecs) também está com uma campanha para arrecadar valores e ajudar a cidade de mesmo nome, no interior do Rio Grande do Sul. O presidente da Acisa, Luiz Antônio Cunha, explicou que a campanha nasceu dentro da associação como forma de um gesto concreto de solidariedade ao povo gaúcho.
Também no último dia 9, o governo do Acre enviou um oficial, três militares do Corpo de Bombeiros, uma embarcação, uma viatura e equipamentos de proteção individual e de salvamento para socorro às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.
Todos os profissionais são especialistas em desastre e pilotagem de embarcações. A equipe viaja de de carro e a expectativa é que a chegada em Porto Alegre aconteça entre quinta (16) ou sexta (17).
Reveja os telejornais do Acre

Adicionar aos favoritos o Link permanente.