Filme “Ainda estou aqui” é pré-indicado ao Oscar 2025; veja lista

“Ainda Estou Aqui” foi pré-indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, em lista revelada nesta terça-feira (17) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Isso significa que o filme é um dos 15 semifinalistas na categoria, ao lado de outras produções como Emilia Pérez e A Semente da Figueira Sagrada.

O filme de Walter Salles é o primeiro representante do Brasil a avançar de fase desde 2008, quando O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburguer, chegou à etapa. Ele, no entanto, não chegou a avançar para a lista final. Coincidentemente, as duas produções se passam no período da ditadura militar brasileira.

A lista completa de indicados ao Oscar 2025, com apenas cinco competidores na categoria de Filme Internacional, será revelada em 17 de janeiro. Veículos especializados no setor audiovisual, no entanto, já dão como certa a nomeação de Ainda Estou Aqui, cujo elenco e equipe têm feito um intenso trabalho de campanha para divulgar o longa aos votantes da Academia.

Nos últimos dias, o filme foi elogiado pelo jornal The New York Times e pela emissora britânica BBC. Até agora, Ainda Estou Aqui foi lembrado no Critics Choice Awards, no Globo de Ouro, e no Satellite Awards — nestes dois últimos, com indicações também para Fernanda Torres, como Melhor Atriz em Filme Dramático. A produção também figurou entre os destaques internacionais do National Board of Review, importante organização de críticos americanos.

Mais pré-indicados

Ao todo, o Oscar 2025 revelou os pré-indicados de dez categorias: Filme Internacional, Documentário, Documentário em Curta-Metragem, Animação em Curta-Metragem, Curta-Metragem Live-Action, Cabelo e Maquiagem, Trilha Sonora, Canção Original, Som e Efeitos Visuais.

No geral, o comentado Emilia Pérez saiu na frente, com seis menções nas pré-listas. Além da categoria de Filme Internacional, o musical apareceu também em Cabelo e Maquiagem, Som, Trilha Sonora Original e Canção Original, onde figura com duas faixas. Também musical, Wicked foi outro destaque, com quatro pré-indicações (Cabelo e Maquiagem, Som, Trilha Sonora Original e Efeitos Visuais).

Melhor Filme Internacional

Brasil, Ainda Estou Aqui;
Alemanha, A Semente da Figueira Sagrada;
Canadá, Universal Language;
Dinamarca, A Garota da Agulha;
França, Emilia Pérez;
Islândia, Touch;
Irlanda, Kneecap: Música e Liberdade;
Itália, Vermiglio;
Letônia, Flow;
Noruega, Armand;
Palestina, From Ground Zero;
Reino Unido, Santosh – Vozes da Hierarquia;
República Tcheca, Ondas;
Senegal, Dahomey;
Tailândia, Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra.

(Estadão Conteúdo)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.