Usina do Gasômetro reabre em Porto Alegre após sete anos com a cerimônia de posse do prefeito


Espaço será reaberto nesta quarta (1º), de forma parcial, para eventos. Projeto de revitalização do prédio de quase 100 anos teve investimento de R$ 21 milhões. Depois de reforma, Usina do Gasômetro abre no primeiro dia de 2025
A Usina do Gasômetro, um dos principais símbolos culturais de Porto Alegre, reabre as portas no primeiro dia de 2025 após sete anos de interdição. O espaço foi revitalizado e é reinaugurado nesta quarta-feira (1º), com a cerimônia de posse do prefeito Sebastião Melo.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Com um investimento total de R$ 21 milhões, o projeto de restauração trouxe melhorias significativas para o prédio histórico de quase 100 anos, localizado às margens do Guaíba.
“Fizemos uma obra que reformulou toda a estrutura da usina, recuperou ela e garantiu a acessibilidade em todos os espaços, e um uso moderno. Então agora nós temos o melhor equipamento com as melhores práticas para a área da cultura”, diz o secretário de Obras de Porto Alegre, André Flores.
Usina do Gasômetro, em Porto Alegre
Reprodução/ RBS TV
Entre as melhorias estão:
reforma do telhado;
novo piso;
modernização da rede elétrica;
instalação de elevadores.
O Teatro Elis Regina, que integra o complexo, também foi reformado, com um novo telhado e piso renovado. Segundo Flores, o espaço será aberto gradualmente para eventos culturais, como exposições e feiras, permitindo ajustes operacionais antes do funcionamento pleno.
‘Foi esse ano?’: relembre os fatos do RS em 2024 que você tinha esquecido
“Nesse primeiro momento, a gente está abrindo ela (a Usina) aos poucos para eventos, até pra entender como é o funcionamento da Usina e tudo o que ela demanda nesse novo formato. Mas, no futuro, muito em breve, a gente vai ter o uso full time da Usina”, explica o secretário.
Reforma na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre
Reprodução/ RBS TV
Uma longa espera
A Usina do Gasômetro foi fechada em 2017 devido a problemas estruturais. A obra, iniciada em 2020 e com previsão de 15 meses, enfrentou desafios como atrasos para atualização do projeto e o impacto da enchente de maio, que destruiu parte do térreo, que já havia sido revitalizado.
Usina do Gasômetro durante enchente de maio em Porto Alegre
Reprodução/ RBS TV
A cheia causou problemas na rede elétrica, nos elevadores e no piso, que já estavam prontos. No térreo, a água alcançou quase um metro de altura.
Apesar disso, a reabertura marca um momento de celebração para a cidade.
“É a primeira vez que a Usina vai estar aberta junto com a Orla revitalizada. Então é um casamento da reforma da Usina, reforma da Orla e um momento de recuperação da cidade”, comenta Flores.
Expectativa
O prédio de 13 mil metros quadrados é aguardado com entusiasmo pelos porto-alegrenses e turistas. A aposentada Carmem Todeschini lembra com carinho do espaço. Ao ser questionada se o espaço fez falta para a cidade, ela responde:
“Bastante, já vim quando estava funcionando anos atrás e era maravilhoso”, relembra.
Além dos eventos culturais, a Usina deve abrigar quatro restaurantes, cuja abertura ocorrerá em uma etapa futura, ainda sem data definida.
Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, terá espaços para restaurantes
Reprodução/ RBS TV
Segundo o secretário, “está encaminhada uma parceria público-privada pra fazer a gestão” da Usina do Gasômetro.
Para o aposentado Dionísio Weber, a reabertura reforça o turismo local:
“É importante que vai agregar mais turistas para a Orla. Vai agregar bastante”, diz Weber.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.