Proposta de Comissão da Memória e Verdade e ato popular com a presença do movimento LGBT marcam a posse de vereadores nesta quarta (1º)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realiza a solenidade de posse dos vereadores e das vereadoras eleitas para a próxima legislatura e do prefeito e da vice-prefeita nesta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, a partir das 15h.

A cerimônia será palco de um forte contraste político. Enquanto Marcelo Ustra Soares (PL), vereador eleito com referência ao torturador da ditadura militar Carlos Alberto Brilhante Ustra, toma posse, Juliana de Souza (PT) iniciará seu mandato protocolando um projeto de lei que propõe a criação da Frente Parlamentar da Memória, Verdade e Justiça de Transição no município.

Segundo a nova vereadora, a proposta busca apurar violações de direitos humanos ocorridas em Porto Alegre e promover políticas de reparação, contribuindo para o fortalecimento da democracia e dos valores democráticos. “Inspirado na Comissão Nacional da Verdade, o projeto reforça a importância de preservar a memória histórica em um contexto de avanço de discursos autoritários.”

Na cerimônia de posse, Juliana usará uma camiseta com a imagem da ex-presidenta Dilma Rousseff e a frase “Tortura Nunca Mais”, em homenagem às vítimas da repressão e como um posicionamento político diante da ascensão de figuras que exaltam a ditadura militar.

“Este projeto é mais que um compromisso político. É uma resposta à tentativa de apagar a história e à glorificação de práticas antidemocráticas. Nossa cidade merece caminhar em direção à verdade e à justiça”, afirmou a vereadora.

Juliana é professora e especialista em políticas públicas, foi eleita pelo PT com amplo apoio popular e tem como foco de seu mandato a luta pelos direitos humanos e o combate às desigualdades.

Bandeira LGBT

Já as vereadoras e vereadores que compõem a Bancada LGBTI+ da Câmara Municipal de Porto Alegre, Natasha Ferreira, Atena Roveda e Giovani Culau, realizarão uma cerimônia de posse popular, às 13h30, com a presença do movimento social LGBT da cidade. Durante a ocasião, a bancada subirá a rampa da Câmara Municipal por um tapete nas cores da bandeira LGBTI+ conduzidos pela militância.

De acordo com a página de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país, serão 5.543 prefeitos, 5.543 vice-prefeitos e 58.072 vereadores empossados para mandatos de quatro anos.

Do total de 5.543 prefeitos e vice-prefeitos que tomam posse, 2.466 foram candidatos reeleitos e os demais (3.077) estão no primeiro mandato como chefe do poder Executivo local.


Adicionar aos favoritos o Link permanente.