Sebastião Melo toma posse para seu segundo mandato como prefeito de Porto Alegre

O prefeito Sebastião Melo tomou posse na tarde desta quarta-feira (1º) na Câmara Municipal de Porto Alegre para seu segundo mandato à frente do Executivo da capital gaúcha. Junto dele, foi empossada a vice-prefeita, Betina Worm.

Em seu discurso, Melo disse que a palavra fundamental é união. Segundo ele, só com a união de gaúchos e porto-alegrenses será possível reconstruir a cidade após as enchentes históricas de maio de 2024 que atingiram mais de 90% do território do Rio Grande do Sul.

Em seu discurso na Câmara, afirmou que a proteção das cheias “é um dos desafios” do mandato, assim como “educação, o plano diretor e o marco regulatório do saneamento”.

“Não é o mesmo governo. É um novo governo, que vai melhorar o que precisa ser melhorado, que aprendeu com a crise da Covid e agora com a enchente. Juntos faremos uma cidade melhor depois da tragédia de maio. Governaremos em parceria com a União, com o Estado e com o Congresso, pois a cidade está acima de disputas partidárias.”

Melo destacou ainda a importância da democracia, salientando que a liberdade de expressão é um direito que não pode ser negado aos cidadãos. Lembrou que é um homem forjado na luta democrática desde a juventude e que a liberdade de expressão é o que há de mais caro na vida de um país. “Quem diz que defende a ditadura ou o comunismo não pode ser processado, porque isso é liberdade de expressão.” Acrescentou que uma cidade democrática respeita a pluralidade, a diversidade e a equidade. “E podem ter a certeza que este prefeito tem um profundo respeito por todas as pautas representadas nesta Casa.”

Sebastião Melo

Sebastião Melo foi reeleito em 2024 com 61,53% dos votos válidos após derrotar a candidata Maria do Rosário (PT) no segundo turno das eleições municipais. Melo é advogado, tem 66 anos e entrou para a política quando foi eleito pela primeira vez como vereador de Porto Alegre, em 2000. Após três mandatos consecutivos, que duraram até 2012, foi eleito vice-prefeito na chapa de José Fortunati. Na eleição seguinte, em 2016, tentou a prefeitura, mas foi derrotado por Nelson Marchezan Júnior.

Em 2018, o emedebista foi eleito deputado estadual, mas deixou o cargo em 2020 para disputar novamente a prefeitura de Porto Alegre. Com 54,6% dos votos, o advogado foi eleito no embate contra outro nome forte da esquerda local: a ex-deputada federal Manuela D’ávila (PCdoB).

O governador Eduardo Leite não compareceu à cerimônia de posse de Sebastião Melo. Ele foi representado pelo vice, Gabriel Souza, que está no exercício do governo. Souza não explicou ou motivos da ausência de Leite.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.