Técnicos e auxiliares de enfermagem paralisam atividades em cinco cidades do RS


Profissionais reivindicam pagamento do novo piso da enfermagem. De acordo com o Sindisaúde, cerca de 1 mil trabalhadores aderiram à greve no estado. Paralisação deve seguir até a manhã de sábado (1). Trabalhadores da enfermagem fazem paralisação em cinco cidades do RS
Cerca de 1 mil técnicos e auxiliares de enfermagem paralisaram as atividades no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (30). Segundo o sindicato que representa a categoria, Sindisaúde, trabalhadores de nove hospitais em cinco cidades aderiram à greve, motivada pela reinvindicação do pagamento do novo piso da enfermagem.
As cidades que registraram manifestação são Porto Alegre, Canoas, Osório, Torres e Tramandaí . Segundo o Sindisaúde, a paralisação continua até as 7h de sábado (1º), mediante decisão individual de cada trabalhador, que deve ser comunicada à gestão do hospital. Houve registro de paralisação também em várias regiões do país.
Segundo os principais hospitais da Capital, profissionais foram reaolocados para suprir aqueles que participaram da mobilização, e atendimentos não chegaram a ser afetados. Veja notas abaixo.
Cerca de 500 profissionais de saúde saíram em uma caminhada em Porto Alegre. O protesto partiu do Sindisaúde e teve como destino o HCPA, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma visita.
De acordo com a Lei nº 14.434, o novo piso salarial dos enfermeiros é de R$ 4.750,00 e os técnicos de enfermagem devem receber, no mínimo, 70% do valor, enquanto os auxiliares, 50%.
Apesar de sancionada, hospitais públicos e particulares alegam não ter verba para reajustar o salário dos profissionais contratados. Nesta sexta, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para liberar, com critérios, o pagamento do piso para o setor público. Em relação às regras para o setor privado, os votos ainda não reúnem um consenso.
Profissionais de Porto Alegre fizeram uma caminhada para protestar pelo pagamento do piso da enfermagem
Reprodução/RBS TV
Hospitais de Porto Alegre
Santa Casa de Porto Alegre
A Santa Casa de Porto Alegre verificou baixa adesão de seus profissionais de enfermagem à paralisação da categoria, tendo sido necessárias poucas realocações para a continuidade das atividades assistenciais, as quais foram permanentemente monitoradas no sentido de evitar qualquer prejuízo aos pacientes.
Hospital São Lucas
No momento, não temos paralisação na área interna do hospital, até à tarde tinha apenas um grupo que estava na sinaleira, na av. Ipiranga. Em caso de adesão da paralização dos profissionais de Enfermagem por parte dos colaboradores da instituição, o Hospital São Lucas da PUCRS fará a realocação dos profissionais de acordo com cada área, sem qualquer prejuízo no atendimento, visando a qualidade e segurança dos pacientes.
Hospital Vila Nova
O Hospital Vila Nova (Porto Alegre) teve em torno de 30-40 pessoas na frente do hospital fazendo a mobilização hoje pela manhã. Foram cerca de 30 faltas no turno da manhã. As escalas foram remanejadas e o hospital está fazendo uso de horas extras. Mas não há riscos à assistência dos pacientes.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.