Onda de calor deve ter seu pico nesta terça-feira

O Rio Grande do Sul (RS) permanece sob alerta de calor intenso nesta terça-feira (11), com temperaturas acima dos 40°C em algumas regiões, como Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Em Porto Alegre, os termômetros devem atingir 39°C, enquanto no Litoral Norte, em Capão da Canoa, a variação térmica será entre 23°C e 34°C.

O intenso calor é resultado da aproximação de uma frente fria, que causa o fenômeno conhecido como efeito pré-frontal. Esse processo ocorre quando o ar frio comprime o ar quente, intensificando ainda mais as temperaturas.

Durante a manhã e início da tarde, o sol deve predominar no estado. No entanto, ao longo do dia, áreas de instabilidade se formarão sobre o Sul e a metade Leste do RS, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, os Vales, a Serra e o Litoral.

As chuvas mais intensas são esperadas na Campanha e no extremo Sul do estado, onde há risco de temporais isolados, acompanhados de ventos fortes, raios e eventual queda de granizo.

Na quarta-feira (12), a frente fria avançará pela costa gaúcha, aumentando a nebulosidade e a possibilidade de chuvas e temporais em outras regiões. Apesar da previsão de queda de temperatura, o calor deve retornar nos dias seguintes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.