CCMQ apresenta três novas sessões do Curta no Jardim

Foto: Thiele Elissa/Divulgação CCMQ

A CCMQ* (Casa de Cultura Mario Quintana) promove, a partir da próxima quinta-feira (20), três novas sessões do projeto Curta no Jardim. A iniciativa exibirá dez curtas-metragens do Acervo Videobrasil.

O Acervo Videobrasil é uma plataforma de arte sem fins lucrativos. A curadoria é do artista visual, pesquisador e professor Marco Antônio Filho. As sessões são gratuitas, sempre às 19h30, no Jardim Lutzenberger, que fica no 5° andar da CCMQ. 

Primeira sessão

A primeira sessão ocorre na quinta-feira (20) e se chama “Ruínas da Terra”. Ela apresentará os curtas “Contornos”, de Ximena Garrido-Lecca; “1978: Cidade Submersa”, de Caetano Dias; e “A Idade da Pedra”, de Ana Vaz. As três produções dialogam ao apresentar paisagens que emergem a partir do triunfo do projeto capitalista moderno.

“Os vídeos apresentam o espaço não como algo inerte, mas como o conjunto de camadas estratificadas de existências que resistem às constantes tentativas de obliteração e apagamento”, afirma o curador.

Segundo encontro

No dia 6 de março, o encontro terá como tema “Máquina e Imaginário”. a sessão discutirá o papel das imagens técnicas na naturalização de ideologias e na criação de memórias.

As produções exibidas serão “Artifícios do Olhar”, de Joacélio Batista e Pablo Lobato; “Landscape Theory”, de Roberto Bellini; “Paisagem em Fuga: Apreensão”, de Glaucis de Morais; e “The Age of Happiness”, de Damir Ocko.

Última sessão

A última sessão ocorrerá no dia 20 de março e se chama “Dizer o Mundo”. O tema do debate será as seguintes obras. “Trecho”, de Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr.; “Mientras paseo en cisne”, de Lara Arellano; e “Sertão de acrílico azul piscina”, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz.

A partir das exibições, o curador incentivará o público a lançar o olhar à ação de viajar como um ato triplo. São eles, o deslocamento no espaço, a contemplação introspectiva e a fabulação narrativa.

Em caso de chuva, as duas primeiras sessões ocorrerão na Sala Sérgio Napp 2, no 2° andar da Casa, e a última, no Auditório Luís Cosme, no 4° andar. 

Sobre o projeto

Sucesso de público, a iniciativa Curta no Jardim, criada em 2024, é uma realização da CCMQ. Além disso, a iniciativa conta com parceria do Iecine (Instituto Estadual do Cinema) e a Cinemateca Paulo Amorim. Todas instituições da Sedac.

Por meio do projeto, organizações culturais projetam suas coleções nas paredes do Jardim Lutzenberger, que, no ano passado, recebeu a Fundação Vera Chaves Barcellos, o Cine Esquema Novo e o projeto Tela Indígena. O Acervo Videobrasil será a quarta a expor seu acervo, que conta com vídeos, videoinstalações, arte eletrônica e registros de performances.

O plano anual da CCMQ é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata de Hyundai, Lojas Renner e EDP; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, e iSend; e realização da Sedac e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

*Instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura)

O post CCMQ apresenta três novas sessões do Curta no Jardim apareceu primeiro em Agora RS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.