Prefeitura mobiliza equipes devido à previsão de chuva forte em Porto Alegre

Em reunião na tarde deste sábado (15), o prefeito Sebastião Melo determinou a mobilização preventiva das equipes das secretarias de ponta frente à previsão de chuva forte a partir das 12h de domingo (16), até as 18h de segunda-feira (17).

Conforme alerta emitido pela Defesa Civil Municipal com informações da Catavento Meteorologia, Porto Alegre pode somar cerca de 90mm de precipitação em apenas dois dias. A partir da tarde de domingo, após mais um dia de calor, a formação de uma frente fria na região da Capital deve provocar chuva forte, com rajadas de vento de até 50 km/h e acumulados próximos a 60mm.

Na madrugada e durante a segunda-feira, a instabilidade continua, com até 40mm de chuva distribuídos ao longo do dia. Os órgãos integrantes da Copae (Comissão Permanente de Atuação em Emergências) estão de prontidão para atendimento à população e ações emergenciais.

“Diante da previsão de chuva intensa nos próximos dias, as ações preventivas que estamos adotando têm como objetivo reduzir riscos para a cidade e garantir uma resposta ágil e eficiente à população caso os prognósticos se confirmem”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Na tarde deste sábado, o alerta foi disparado via WhatsApp do 156 para os celulares cadastrados no sistema de informações da prefeitura.

Recomendações

A população deve evitar enfrentar o mau tempo e ficar afastada de áreas alagadas, arroios e rios. Moradores de regiões de risco devem buscar abrigo seguro ou recorrer aos locais disponibilizados pela prefeitura, caso necessário.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros via 193. O monitoramento seguirá em tempo real, e novas informações poderão ser divulgadas conforme necessário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.