Morre Albino Manique, ícone da música tradicionalista do RS


Fundador do grupo Os Mirins completou 80 anos em março e enfrentava problemas de saúde em razão de um câncer de pulmão. Ele estava hospitalizado em Porto Alegre. Albino Manique, fundador do grupo Os Mirins
Reprodução/RBS TV
Morreu na manhã desta quinta-feira (25), em Porto Alegre, o músico e acordeonista Albino Manique, fundador do grupo Os Mirins. O artista, natural de São Francisco de Paula, na Serra do Rio Grande do Sul, tinha 80 anos e era considerado um ícone da música tradicionalista.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com familiares, Manique enfrentava problemas de saúde em razão de um câncer de pulmão. Ele estava hospitalizado há cerca de três semanas.
A carreira de Manique começou aos 12 anos, ao lado de Francisco Castilhos, com quem formou a Dupla Mirim. Mais tarde, a parceria com Antoninho Duarte e, depois, com Oscarzinho resultou no consagrado grupo Os Mirins.
O músico Albino Manique
Arquivo Pessoal/Albino Manique
Em 2014, Albino Manique foi agraciado com o Troféu Guri, iniciativa do Grupo RBS que reconhece personalidades gaúchas que se destacam em suas áreas de atuação, promovendo o Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo.
“Não tem gaiteiro que não fale que o Albino foi a referência no jeito de tocar, na maneira de compor e um cara que sempre foi de uma categoria muito grande. Vai deixar muitas saudades, mas, com certeza, nunca vai se deixar de falar na história do Albino Manique”, afirmou ao g1 o apresentador do Galpão Crioulo, da RBS TV, Neto Fagundes.
O velório de Albino Manique tem início previsto para às 17h desta segunda, na Capela C do Cemitério São Miguel e Almas.
Reveja participação do grupo no Galpão Crioulo:
Os Mirins encerram o ‘Galpão Crioulo’ com suas canções
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.