Vídeo: Polícia Militar escolta pulverização de veneno em território indígena Avá-Guarani

Nesta quarta-feira (23), a retomada tekoha Yvyju Avary, pertencente ao povo Avá-Guarani e localizada nos limites da TI Guasu Guavirá no oeste do Paraná, voltou a ser alvo de agrotóxicos pulverizados por tratores da fazenda que ocupa o território tradicional. A ação ocorreu mesmo após um acordo mediado pela Câmara de Conciliação do CNJ, que determinava o uso de produtos químicos em áreas longe das moradias e somente com a presença da Força Nacional.

O episódio desta quarta-feira marca a segunda vez em poucos dias que o território sofre ataques similares. No último dia 17, além da pulverização de veneno, um grupo armado chegou a disparar contra os indígenas da aldeia, gerando insegurança e preocupações entre os membros da comunidade.

O acordo mediado pelo CNJ, que visava proteger os direitos dos indígenas e estabelecer limites para o uso de agrotóxicos, foi desrespeitado pela segunda vez, aumentando a tensão na área. Representantes dos povos indígenas questionam a segurança e o respeito aos direitos territoriais dos Avá-Guarani.

Veja o vídeo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.