Rosane Zan é eleita a nova presidente do CPERS Sindicato

A professora Rosane Zan sucederá Helenir Aguiar Schürer na presidência do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS Sindicato), no período de 2024/2027. Ela integra a chapa 1, “Unidade pela categoria”, que venceu a eleição para a direção do sindicato com 71,1% dos votos válidos.

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (7), após as eleições realizadas entre os dias 5 e 6 de novembro que escolheram a direção central e os núcleos do CPERS. A disputa pela direção central teve duas chapas. A chapa 2, “É preciso mudar”, liderada por Regis Ethur, somou 27,5% dos votos válidos e ficou em segundo lugar.

Com uma votação expressiva, a nova dirigente enfrentará o desafio de dirigir um dos maiores sindicatos do estado. 

“Temos sindicatos grandiosos na América Latina e tanto a Apeoesp (Sindicato dos Professores de SP) quanto o CPERS são dois dos maiores sindicatos da América Latina e sempre tivemos o perfil de grandes mobilizações, grandes enfrentamentos a governos, e acho que vamos ter que pensar novas narrativas e mobilização. E tem um ponto que parece que se perdeu no meio do caminho que é o descrédito do trabalhador em se reconhecer como trabalhador. Ele achar que ganha pelo trabalho dele… ele tem que entender que, por trás de tudo, tem um contexto, uma política e tem uma conjuntura”, destaca Rosane Zan sobre como será o trabalho para alcançar novamente uma unidade entre a categoria em entrevista concedida ao Sul21.

E complementa “nós temos 42 núcleos que fazem mobilização em suas bases, não é só aqui em Porto Alegre, e vemos nos 42 núcleos a dificuldade de mobilização. A nossa categoria envelheceu muito. A maioria dos nossos sócios são aposentados e quem faz a pressão, é quem está no chão da escola. Temos que tentar reencantar quem está no chão da escola”.


Adicionar aos favoritos o Link permanente.