Caixa Econômica Federal demite ex-vice-presidente por denúncias de assédio

A Caixa Econômica Federal demitiu, por justa causa, o ex-vice-presidente Antônio Carlos Ferreira de Sousa, após determinação da Controladoria-Geral da União (CGU). O desligamento foi oficializado por portaria publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (22). Sousa, funcionário de carreira, estava afastado desde julho de 2022, quando surgiram denúncias de assédio sexual e moral durante a gestão de Pedro Guimarães, presidente da instituição entre 2019 e 2022.

Detalhes da demissão

Além do desligamento, Sousa foi proibido de ocupar cargos comissionados ou funções de confiança no Poder Executivo federal pelos próximos oito anos. Durante as investigações, ele permanecia na Caixa, mesmo afastado de suas funções como vice-presidente de Estratégia de Pessoas e de Logística e Operações.

As acusações contra Sousa foram reveladas por meio de relatos registrados no Contato Seguro, canal interno criado pela Caixa após as denúncias de assédio contra Pedro Guimarães, que pediu demissão em junho de 2022.

Investigação e providências

A Caixa afirmou que as investigações foram conduzidas pela corregedoria interna, respeitando os protocolos da administração pública. Após a conclusão, o relatório foi enviado à CGU em outubro de 2023.

Em nota, a instituição reafirmou seu compromisso com o combate ao assédio:

“Com a finalização das investigações feitas dentro dos ritos da governança, o banco enviou o relatório conclusivo à CGU. O ex-dirigente já estava afastado do cargo desde julho de 2022. Com a ciência da decisão da CGU, a Caixa iniciará as providências devidas para o cumprimento.”

Contexto das denúncias

As acusações contra Pedro Guimarães e outros dirigentes, incluindo Sousa, resultaram em uma série de relatos de empregados da Caixa. A partir dessas denúncias, a instituição passou a reforçar canais internos de apuração e adotar medidas contra assédios moral e sexual.

A decisão de desligar Sousa marca mais uma etapa no processo de responsabilização de ex-dirigentes envolvidos em condutas inadequadas durante o período investigado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.