Protocolado projeto de lei que cria o Museu de Arte do Paço

Na tarde desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Porto Alegre protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei para a criação do Museu de Arte do Paço (Mapa). A proposta prevê as finalidades, atribuições e organização da nova instituição cultural, que será oficialmente instalada no Paço Municipal, localizado na Praça Montevidéu, antiga sede do governo da cidade.

O projeto de lei, assinado pelo prefeito Sebastião Melo, define o Mapa como uma instituição pública voltada ao enriquecimento cultural da população, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das artes na Capital. Entre as finalidades estabelecidas estão a conservação, documentação e promoção do acervo de obras do local.

O museu também deverá estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa, visando à ampliação do conhecimento artístico e à formação de público para as artes visuais.

Além disso, o Mapa deverá preservar a função memorial do Paço e manter aberto à visitação o Salão Nobre do edifício, que poderá receber solenidades. A edificação, tombada como patrimônio histórico do município, abriga a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Coleção Rolf Zelmanowicz, doada recentemente ao município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.